Masaccio

O Pintor Masaccio que se chamava Tommaso de San Giovanni Valdano nasceu no dia vinte e um do mês de setembro do ano de 1401, em Castel San Giovanni di Altura em Milão. Teve uma vida curta, falecendo aos vinte e seis anos de idade. Sobre sua vida o que se sabe são especulações, pois nada sobre ele foi descoberto com certeza de fatos.

Como pintor começou aos dezesseis anos de idade quando foi morar em Florença e depois disso o pintor somente teve mais dez anos de vida trabalhando muito. Suas obras eram renascentistas e suas obras tinham um foco de luz que passava a sensação de tridimensionalidade e ele foi um dos primeiros pintores a criar esse tipo de pintura. No ano de 1928, Mosaccio foi morar em Roma e lá ele faleceu, mas não se sabe ao certo o motivo. Quando foi para Roma estava trabalhando na Capela Brancacci e deixoi esse trabalho que vinha fazendo já a algum tempo para se mudar. Depois da morte do pintor outros pintores passaram a pintar como ele como foi o caso de Masolino e Fillipo Lippi e como o trabalho as telas são muito parecidas há uma dificuldade de saber quais são as de Mosaccio.

As Obras mais Importantes de Mosaccio

Entre as obras mais marcantes de Mosaccio estão: A imagem da Virgem que foi feita no ano de 1422, para a igreja “San Giovenale. No ano de 1424, pintou “A Virgem com o Menino e Santa Ana” para a igreja “Santo Ambrósio”. No ano de 1426, fez um trabalho para a igreja Santa Maria Del Carmine que fica em Pisa Donatello. Teve obras muito elogiadas por todos e até os dias atuais elas sempre são lembradas e muito estudadas em colégios de todo o mundo.

A obra chamada “Expulsão do Parais” que foi feita para a “Capela Brancacci” foi alvo de críticas vindas do Duque de Toscana, por causa da nudez e com isso foi preciso pintar algumas folhas para esconder um pouco as figuras que estavam nuas. Isso não vigorou, pois no ano de 1980, os quadros passaram por uma restauração e as folhas foram retiradas.

Outra obra foi “O Pagamento do Tributo” que foi feita também para a “Capela Brancacci” e essa obra representa perfeitamente a vida de São Pedro. Depois disso pintou a “Santa Trindade”. Pintada em um prato “A Natividade” foi o primeiro trabalho renascentista do pintor. A obra “São Gerônimo e São Batista” foi feta para a igreja “Santa Maria Maior” que fica em Roma. Esse foi a ultima pintura de Mosaccio antes de ele morrer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias