AIDS

A AIDS é uma doença que se inicia por causa de uma infecção crônica que ocorre no organismo humano por causa do vírus HIV. Esse Vírus afeta o sistema imunológico diretamente em seu funcionamento e isso faz com que ele não realiza suas tarefas de maneira adequada. O sistema imunológico tem a função de proteger o organismo de bactérias, parasitas, outros tipos de vírus e também de células cancerígenas. Após o contagio o organismo humano fica muito debilitado e assim infecções, tuberculose e tumores aparecem com facilidade e isso leva o doente ao óbito. A AIDS é também conhecida como SIDA que significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.

Virus - HIV

Virus - HIV

Essa infecção após quatro semanas é a fase aguda e começa a dar alguns sintomas leves que pode ser confundida com gripe. A pessoa infectada faz febre, dores em todo o corpo e um mal estar, íngua e manchar avermelhadas no corpo. Como os sintomas são muito parecidos com os de doenças que são comuns é praticamente impossível de diagnosticar a AIDS sem um exame especifico. Esse exame que é o teste anti-HIV que é feito por exame de sangue somente pode ser realizado após três meses da contaminação. A infecção fica encubada de três á dez anos antes de aparecerem os sintomas.

A Transmissão, a Prevenção e o Tratamento

A transmissão ocorre de muitas maneiras como o contato com sangue contaminado, sêmen, leite materno e secreção vaginal. Com relação ao sexo a transmissão ocorre no sexo oral, no sexo vaginal e também no sexo anal. O uso de preservativo em uma relação sexual é de grande importância para a prevenção do vírus e ter somente um parceiro também é fundamental, e ele precisa fazer o exame para que ambos estejam protegidos. Para ter um contato com sangue é fundamental o uso de luvas.

Prevenção

Prevenção

Atualmente com os avanços da ciência juntamente com a medicina é possível tomar drogas que ajudam a inibir o vírus HIV. Quanto às outras doenças que o infectado pode pegar que são chamadas de “doenças oportunistas” muitas delas tem tratamento com o uso continuo de medicamento. Uma pessoa com o vírus HIV precisa se cuidar em dobro, afinal qualquer resfriadinho pode evoluir e causar a morte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias