Câncer de Próstata

Antes de entrarmos em detalhes sobre o Câncer de Próstata vamos tentar entender um pouquinho o que é o câncer e como ele surge. O Câncer é uma doença que afeta muitas pessoas e acontece quando um número de células passa a aumentar muito e se dividir desordenadamente destruindo tecidos adjacentes. A doença pode ou não caminhar pelo corpo chegando longe e quando isso acontece é chamado de metástase. O câncer pode ser benigno ou maligno e isso influencia muito na hora de optar por um tratamento, pois um câncer benigno apesar de poder se tornar maligno tem mais chance de cura.

Câncer de Próstata

Câncer de Próstata

Quanto à próstata é um órgão do sistema reprodutor masculino que ajuda na produção e no armazenamento do fluido seminal. Pesa aproximadamente vinte gramas e mede três centímetros em um homem já adulto. Fica na pelve bem abaixo da bexiga e exatamente na frente do reto. Envolve uma parte da uretra e carrega o sêmen no momento da ejaculação. O câncer de próstata acontece quando as células se multiplicam sem nenhum controle, como já foi dito e isso causa o câncer. O câncer de próstata se desenvolve em homens após os cinqüenta anos, não que não possa acontecer antes, mas depois dos cinqüenta aumenta bastante a possibilidade.

Sintomas e Tratamento

O câncer de próstata quando esta no inicio não causa dores, mas causa interrompimento do jato na hora de urinar, dor ao urinar, sangue na urina, dificuldades em ter uma ereção e também dor na hora de ejacular. Quando o câncer já esta avançado aumentam as dores, pois nesse estagio ele já se espalhou pelos órgãos e causam dores ósseas, nas costas e ate mesmo fraqueza.

Tratamento

Tratamento

O tratamento pode ser pode ser cirúrgico em casos mais graves, terapia hormonal, radioterapia, quimioterapia, isso vai depender do caso. Para determinar qual será o tipo de tratamento é preciso realizar exames para saber se é um câncer maligno ou benigno e então decidir juntamente com o oncologista o tratamento mais eficaz. O câncer de próstata é descoberto através de exames que pode ser de sangue ou PSA que significa antígeno prostático específico.

Posts Relacionados:

  1. Morre José de Alencar aos 79 anos
  2. Endometriose. O que é?
  3. Síndrome de Munchausen – Por Procuração
  4. Reynaldo Gianecchini

Leave a Reply

Busca no Site
Publicidade
Categorias