Síndrome de Munchausen – Por Procuração

A Síndrome de Munchausen Por Procuração é uma síndrome bem rara onde os responsáveis por uma criança, geralmente os pais intencionalmente mentem sobre o bem estar de seus filhos, chegando até falsificar informações sobre eles e isso pode levar essa criança à morte. O termo “Por Procuração” é usado para indicar que é o responsável pela criança que inventa os sintomas e não a criança. Por ser uma doença rara são relatados cerca de mim casos por ano e a maioria deles é a mãe quem tem a síndrome. Acredita-se que essa síndrome acontece por que essa mãe ou esse pai precisam de atenção, por ter sofrido abuso ou ate mesmo por terem perdidos os seus pais cedo demais. A síndrome de munchausen por procuração é tão perigosa quanto é estranha.

Síndrome de Munchausensen - Por Procuração

Síndrome de Munchausensen - Por Procuração

A mãe é quem fica mais tempo com a criança e quando tem a síndrome faz de tudo para que a criança pareça mesmo estar doente, negando comida, injetando substancias na criança, alterando exames de urina colocando alguma coisa nele, sufocam a criança, dão medicamentos para provocar vômitos e com isso acabam confundindo os médicos responsáveis por essa criança. Pediatras no caso. A mãe insiste com o pediatra responsável pela criança que ela precisa de exames e às vezes querem um tratamento para aquela doença que nem existe. Essa síndrome é considerada por especialistas e também pela polícia como abuso infantil.

Como Diagnosticar e Tratar

A síndrome de munchausen por procuração é bem difícil de ser diagnosticada e até mesmo especialistas dizem ser uma síndrome inexplicável. O pediatra precisa estar atento á quadros repetitivos que muitas vezes não se encaixam em nenhuma doença. Sintomas que somente ocorrem na presença do responsável pela criança geralmente a mãe e na maioria das vezes durante a noite quando não há como ter a supervisão de outras pessoas. O tratamento não dá nenhum resultado. A doença vai piorando quando o pediatra fala em alta. Quando se percebe uma ansiedade por tratamentos mais invasivos chegando ate o caso de cirurgias. Tudo isso pode ajudar ao médico descobrir a síndrome de munchausen por procuração.

Síndrome Perigosa

Síndrome Perigosa

O tratamento para a síndrome de munchausen por procuração é bastante difícil de delicado, pois a pessoa não admite estar doente e não quer o tratamento. Para se tratar é preciso um acompanhamento com um psiquiatra para que ele ajude essa pessoa a mudar seus pensamentos e com isso acabar com o distúrbio. Se for o caso de uma depressão os remédios ajudam muito nessa melhora. É muito importante afastar a criança da pessoa que esta com a síndrome que geralmente é a mãe, pois se isso não for feito a criança pode chegar ao óbito. Essa criança pode precisar também de um tratamento, afinal as complicações que podem ser causadas á ela por causa de exames e medicamentos sem necessidade é bem grande.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias