Endometriose. O que é?

Endometriose é o revestimento interno do útero e esse revestimento é mensalmente renovado com a menstruação. A doença que atinge as mulheres acontece quando o endométrio se forma fora do útero e com isso durante a menstruação as células do endométrio são jogados pelas trompas dentro do abdômen. Alguns dizem que a doença é genética outros que é uma doença de defesa do sistema. As células do endométrio são encontradas no liquido peritoneal que envolve o útero e a maioria das mulheres possui essas células, mas algumas mulheres desenvolvem a doença outras não. A endometriose se localiza no tecido entre a vagina e o reto, atrás do útero, ovários, trompas, bexiga, parede da pélvis e ligamentos do útero.

Endometriose

Endometriose

São três os tipos de endometriose e cada um deles pode ser uma doença diferente, sendo: Endometriose Ovariana que é quando ocorrem cistos no ovário, e esses cistos são marrons e contem sangue, Endometriose Peritoneal que é quando a doença somente existe no peritônio e também na parede pélvica e Endometriose Profunda quando a doença invade áreas adjacentes ao útero.

O Diagnostico

Para diagnosticar a endometriose é preciso fazer exames físicos, ultrassom endovaginal especializado, dosagem de marcadores, exame ginecológico e alguns outros exames feitos em laboratório. O exame de toque é essencial para que se descubra a endometriose profunda, por isso deve ser feito. O primeiro exame que diagnostica a endometriose é o ultrassom endovaginal, por esse motivo quando á suspeitas do médico que possa haver essa doença esse será o primeiro exame pedido. Para ter total certeza da doença a biopsia ou um exame anatomopatológico da lesão é o ideal.

Sintomas e Tratamento da Endometriose

Os sintomas da endometriose são basicamente dor e infertilidade, mas algumas mulheres mais ou menos vinte por cento delas possuem somente dor, sessenta por cento somente possuem infertilidade e dor e mais ou menos vinte por cento somente infertilidade.  Essa dor pode ser igual a cólica menstrual sendo um pouco mais fortes em algumas mulheres, em outros casos pode ocorrer dor no intestino, na relação sexual, ou ainda há casos em que essas dores são misturadas.

Sintomas da Endometriose

Sintomas da Endometriose

O tratamento precisa ser feito com o acompanhamento de um bom profissional na área de medicina, pois após diagnosticar a doença precisa ter com seu paciente uma relação mais que de um medico e sim de um amigo para poder conversar e decidir junto com ele o tratamento que será feito. Para as mulheres que sonham em engravidar o tratamento precisa ser muito mais delicado e requer mais atenção do que as que não querem ter filhos. Em alguns casos é preciso a transferência para um Centro de Reprodução Humana antes de iniciar o tratamento.

Tratamento da Endometriose

Tratamento da Endometriose

Ainda não se sabe ao certo como curar a endometriose e por isso é preciso se tratar para diminuir as dores. O tratamento tem como finalidade: Aliviar ou até mesmo reduzir as dores, diminuir o tamanho dos implantes, reverter ou limitar a progressão da doença, preservar ou restaurar a fertilidade que ela foi afetada e evitar ou adiar a recorrência da doença. Quando é preciso um tratamento cirúrgico ele é feito através de uma laparoscopia onde o implante da endometriose é destruído com coagulação a laser e vaporização de alta freqüência ou ate mesmo com bisturi elétrico.   Para as mulheres que não querem ter filhos o tratamento pode ser feito com anticoncepcionais via oral, injetáveis, já as que querem engravidar é possível um tratamento hormonal e cirúrgico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias