Menopausa. O que é?

A última menstruação de uma mulher é chamada de menopausa e acontece a partir dos quarenta e cinco anos de idade podendo ser mais tarde ou mais cedo no caso de menopausa precoce. A idade em que se faz menopausa não tem nenhuma relação coma data da primeira menstruação, isso é apenas um mito. Quando os ovários deixam de produzir hormônios é que ela acontece. Os hormônios que o ovário deixa de produzir são estrogênios e progestógeno e eles vão sendo produzidos menos a cada dia até que a produção para e quando isso acontece a mulher não pode mais engravidar, pois perde essa capacidade.

Menopausa

Menopausa

A menopausa na verdade não é uma doença e sim uma coisa normal da vida que toda a mulher vai passar um dia. As mudanças que a menopausa causa no organismo podem acarretar em algumas doenças e algumas delas por causa da falta de hormônio. A menopausa acontece com a interrupção da menstruação, esse é o primeiro sinal, mas acontece em algumas mulheres de a menstruação não parar de uma só fez e sim gradativamente.

Sintomas Causados pela Menopausa

Algumas mulheres são bastante sintomáticas outras não e os sintomas mais freqüentes são: alterações de humor, ondas de calor, insônia, atrofia dos órgãos genitais, suores noturnos, menor desejo sexual, depressão, irritabilidade, ressecamento vaginal, diminuição da atenção e memória e dor durante o ato sexual. Os sintomas da menopausa como a onda de calor são causados por causa da falta do estrogênio que é o hormônio responsável pelos sinais sexuais secundários da mulher na adolescência e ele permanece no organismo até a menopausa. A falta do estrogênio também afeta muito o colesterol e fazem com que a mulher tenha muito mais chances de ter doenças cardiovasculares e um ataque cardíaco. A osteoporose e a depressão também são causadas pela falta desse hormônio.

Sintomas

Sintomas

Fazer um tratamento para a menopausa é de grande importância para evitar essas doenças e também evitar alguns sintomas que podem ser tão fortes capazes de interferir na vida da mulher fazendo com que ela tenha a qualidade de vida prejudicada. O tratamento feito com hormônios ou mesmo com outros tipos de medicamentos vão ajudar muito principalmente no caso da osteoporose. A reposição hormonal deve ser feita com o auxilio de um bom médico e jamais sem que ele saiba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias