Esfinge de Gizé

A Esfinge de Gizé é uma estátua que foi feita com uma mistura de corpo de leão com cabeça humana, se localiza no norte do Egito no planalto de Gizé que fica a margem oeste do Rio Nilo. Foi construída pelos egípcios no terceiro milênio a.C e é a maior estátua feita em uma única pedra de todo o mundo. Alguns pesquisadores que estão estudando a estátua acham que ela é muito mais antiga do que a data revelada de sua origem. Devido a uma análise feita no calcário e alguns sinais de erosão esses pesquisadores acreditam que ele teria sido feita no mínimo a 10.000 a.C..

Não há nenhum relato sobre o verdadeiro nome da estátua, ninguém sabe como os egípcios a chamavam, pois esfinge foi o nome dado a ela já na Antiguidade clássica. O nome foi escolhido baseado em uma criatura da mitologia grega que era formada pelo corpo de um leão, asas de águia e a cabeça era de uma mulher. A estátua mede cinquenta sete metros de longitude, seis metros de largura e vinte metros de altura. Entre suas patas há um templo e a cabeça da estatua fica virada para o lado leste.

Abaixo nossa equipe escolheu algumas fotos da Esfinge de Gizé. Não deixe de dar uma olhadinha, é uma estatua muito interessante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias